LiGen
Liga Acadêmica de Genética
Universidade Federal Fluminense
Rede de Genética da Universidade Federal Fluminense
Visando facilitar a troca de conhecimentos e promover a divulgação das atividades científicas desenvolvidas dentro da universidade, foi criada a Rede de Genética da Universidade Federal Fluminense. Nesta página (em desenvolvimento) podem-se obter informações acerca dos laboratórios e projetos desenvolvidos na UFF envolvendo genética.
Colaboradores:
Grupo de Pesquisa em Nutrigenética e Nutrigenômica
Linhas de pesquisas do laboratório:
- Atuação de nutrientes e compostos bioativos na expressão gênica em modelos experimentais de programação metabólica, doença renal crônica e hipotireoidismo.
- Atuação de nutrientes e compostos bioativos na expressão gênica em pacientes com doenças cardiovasculares e com doença renal crônica.
Responsável:
Milena Barcza Stockler-Pinto
Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro
Laboratório de Genética Marinha e Evolução
Linhas de pesquisa do laboratório:
A) GENÉTICA MARINHA - Organismos marinhos são usados como modelos para o estudo das forças evolutivas (deriva genética, seleção natural, migração, mutação). As metodologias aplicadas são marcadores moleculares (aloenzimas e DNA) e morfometria. Os problemas de interesse envolvem o estudo da variação gênica e estruturação das populações naturais, o processo de adaptação dos organismos, relações evolutivas, taxonomia e sistemática. Os dados obtidos nestes estudos são relevantes para o conhecimento da biodiversidade e, consequentemente, para o manejo e conservação das espécies.
B) EVOLUÇÃO DOS PADRÕES DE BIODIVERSIDADE - Check lists de espécies do presente e inventários de espécies obtidos a partir de vestígios arqueozoológicos do Holoceno são utilizados na modelagem de padrões de biodiversidade ao longo do tempo. O objetivo é compreender processos ecológicos de longa escala temporal (mudanças climáticas, impactos antrópicos, bioinvasões etc.) e sua influência na evolução dos padrões de biodiversidade, auxiliando, dessa forma, iniciativas de conservação e manejo.
C) EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DAS IDÉIAS - A história de conceitos científicos é investigada com o intuito de criar um ambiente filosófico no qual eles possam ser discutidos e interpretados na sua dialética com os fatores econômicos, históricos e sociais.
D) ENSINO - As concepções de alunos sobre temas relacionados à teoria evolutiva, genética e concepções de ciência são inventariadas com o objetivo de compreender os processos de significação destes conceitos. São investigados, também, os processos de apreensão e difusão do conhecimento científico em veículos não formais tais como a divulgação científica e os mais diversos aparatos da indústria cultural. O intuito é desenvolver estratégias de intervenção e uma leitura crítica dos meios de comunicação de massa.
O LGME-UFF tem reuniões abertas todas as quartas-feiras entre 12 e 14 horas, nas quais são realizados seminários nas quatro linhas de pesquisa do laboratório com seus alunos e professores. Além disso, o laboratório oferece regularmente as seguintes disciplinas de graduação e pós-graduação:
1. Evolução
2. Iniciação à Pesquisa
3. Iniciação à Docência
4. Atividades em Extensão
5. Genética Marinha
6. Análise de Dados e Meta-Dados em Ecologia, Genética e Evolução
7. Cinema Ciência Ensino
8. Tópicos em Epistemologia
Responsável:
Dr. Edson Pereira da Silva
Instituto de Biologia - Depto. de Biologia Marinha
Laboratório de Hematologia e Epigenética
Realiza cariótipo de pacientes com requisições médicas.
Responsável:
Hye Chung Kang
Hospital Universitário Antônio Pedro
Conhece algum laboratório/projeto da UFF associado a genética que ainda não está listado? Contacte-nos!